sexta-feira, 12 de junho de 2009

Um filme que marcou os Efeitos Especiais

If one film could be said to have established a new high-bench mark for special effects, it would be 1968's 2001: A Space Odyssey, directed by Stanley Kubrick, who assembled his own effects team (Douglas Trumbull, Tom Howard, Con Pedersen and Wally Veevers) rather than use an in-house effects unit. In this film, the spaceship miniatures were highly detailed and carefully photographed for a realistic depth of field. The shots of spaceships were combined through hand-drawn rotoscopes and careful motion-control work, ensuring that the elements were precisely combined in the camera – a surprising throwback to the silent era, but with spectacular results. Backgrounds of the African vistas in the "Dawn of Man" sequence were combined with soundstage photography via the then-new front projection technique. Scenes set in zero-gravity environments were staged with hidden wires, mirror shots, and large-scale rotating sets. The finale, a voyage through hallucinogenic scenery, was created by Douglas Trumbull using a new technique termed slit-scan. Even today, the effects scenes remain impressive, realistic, and awe-inspiring.

Se algum filme pudesse ser dito como o estabelecedor de um novo alto padrão para os efeitos especiais, seria 2001: Uma Odisséia Espacial de 1968, dirigido por Stanley Kubrick que juntou seu próprio time de efeitos (Douglas Trumbull, Tom Howard, Pedersen Contra e Wally Veevers) ao contrário de usar uma unidade de efeitos interna. Neste filme, as miniaturas de astronave eram altamente detalhadas e cuidadosamente fotografadas para uma profundidade realística de campo (depth of field). As imagens das astronaves foram combinados por rotoscopes feitos a mão e um cuidadoso trabalho de motion-control, assegurando que os elementos foram precisamente combinados na câmera – um surpreendente retorno a era muda, mas com resultados espetaculares. Planos de fundo das paisagens Africanas no episodio de “Dawn of Man” foram combinados com soudstage fotografia através da até então nova técnica de projeção frontal. Cenas realizadas em ambiente de gravidade zero foram encenadas com cabos escondidos, mirror shots, e sets rotatórios de grande escala. O final, uma viagem através de um cenário alucinante, foi criado por Douglas Trumbull, usando uma nova técnica chamada de slit-scan. Até hoje, as cenas com efeitos continuam impressionante, realistas e imponentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário