segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma análise sobre os Efeitos Especiais

O que é um efeito especial?

Basicamente um efeito especial é qualquer técnica ou ilusão utilizada em qualquer representação audiovisual. Partindo desse pressuposto podemos mergulhar na idéia de que o efeito especial não está somente presente no cinema, mas no teatro, na televisão e até em uma apresentação de um mágico.
As primeiras apresentações cinematográficas, realizadas pelos Lumiére, em um mundo sem representações visuais deste tipo, o aparecimento de imagens animadas em uma tela não deixaria em um segundo sequer de causar espanto, curiosidade e muitos outros sentimentos difíceis de serem descritos em seus espectadores. Tal objetivo de alcançar tais sentimentos é uma das principais características dos efeitos especiais até os dias de hoje.



Com a habilidade de Mélies em criar novas artimanhas, os efeitos se desenvolveram e depois de poucos anos o efeito de colocar imagens animadas em uma tela já ficara em segundo plano. As ilusões do pai dos efeitos especiais se tornaram um espetáculo á parte.



O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida do russo Serguei Eisenstein. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925 e feito sob encomenda para comemorar os vinte anos da Revolução Russa, o filme parte de um fato histórico de 1905 - rebelião de marinheiros de navio de guerra - para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.
Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Se determinado ideograma significa "telhado" e outro, "esposa", a união dos dois é lida como lar. Desta forma, é o choque entre duas imagens aparentemente díspares que cria o impacto, o sentido a que se quer chegar.
A clássica cena na escadaria de Odessa é a quarta parte do filme. As cenas iniciais banhadas em luz e alegria são substituídas pelas imagens chocantes de repressão violenta pela guarda do Czar. A própria escada já traz, em si, um símbolo da cruel hierárquica social e política, da diferença entre as classes. A cena da mãe assassinada, cujo carrinho de bebê desce degraus abaixo, é sempre citada como uma das mais famosas da história do cinema.
Eisenstein foi precursor no uso de efeitos especiais, usou contrastes e relações de corte e montagem que ainda hoje servem como base para a realização de filmes experimentais.



fonte:
http://www.revistabula.com/materia/eisenstein-e-a-invenao-da-linguagem-cinematografica/1044 - muito bom sobre a função cinematográfica


Nenhum comentário:

Postar um comentário