The development of color photography required greater refinement of effects techniques. Also, color enabled the development of such travelling matte techniques as bluescreen and the sodium vapor process. Many films became landmarks in special-effects accomplishments: Forbidden Planet used matte paintings, animation, and miniature work to create spectacular alien environments.
O desenvolvimento da fotografia colorida requereu maior refinamento de técnicas de efeitos. Também, cor habilitou o desenvolvimento de tais such travelling matte techniques as bluescreen e o sodium vapor process. Muitos filmes se tornaram marcos em realizações de efeitos especiais: Planeta Proibido usou matte paintings, animação e trabalho de miniatura para criar ambientes alienígenas espetaculares.
In The Ten Commandments, Paramount's John P. Fulton, A.S.C., multiplied the crowds of extras in the Exodus scenes with careful compositing, depicted the massive constructions of Rameses with models, and split the Red Sea in a still-impressive combination of travelling mattes and water tanks.
Em The Ten Commandments, Paramount’s John P. Fulton, A.S.C., multiplicou a multidão na cena do Êxodo com uma composição cuidadosa, descreveu as massivas construções de Rameses com modelos, e abriu o Mar Vermelho numa ainda hoje impressionante combinação de travelling matte e tanques de água.
Ray Harryhausen extended the art of stop-motion animation with his special techniques of compositing to create spectacular fantasy adventures such as Jason and the Argonauts (whose climax, a sword battle with seven animated skeletons, is considered a landmark in special effects).
Ray Harryhausen estendeu a arte da animação em stop-motion com sua técnica especial de composição para criar aventuras espetaculares na fantasia, como Jason e os Argonautas (no qual o clímax, uma batalha de espada com sete animações de esqueletos, é considerado uma marca nos efeitos especiais).
DEFINIÇÂO: Matte Painting - O matte painting é uma técnica originária do cinema. É um dos mais antigos e de melhor custo-benefício efeito especial. Credita-se a invenção do Matte painting ao cienasta-mágico-pai-dos-efeitos-especiais George Meliés.
O truque consiste numa engenhosa idéia. Numa placa grande de vidro alguém pinta um cenário. Em geral os cenários pintados são alguma impossibilidade prática para um estúdio, como florestas gigantes, castelos, planetas, etc. E nessa pintura no vidro, alguns buracos são deixados propositalmente sem pintura.
São deixados sem pintura porque lá atrás, a uma boa distância da câmera, num pedaço minúsculo de cenário estará o ator. A Câmera pegará a cena em foco infinito, juntando o ator e seu cenário que o rodeia e integrando-o à pintura.
O que a câmera vê é uma cena fantástica.
Com o advento da tecnologia, os efeitos especiais evoluíram e de certa forma revolucionaram a maneira de fazer cinema fantástico no mundo. Só uma coisa não mudou em todo este tempo. O aspecto artístico da coisa.
Desde Meliés a única limitação séria do matte painting estava em achar alguém fera o suficiente para fazer uma pintura parecer de verdade.
Hoje, com rotoscopias eletrônicas, tracking de câmera, câmeras de movimento controlado, layers, 3d e o escambau a quatro, o matte painting se sofisticou como nunca, mas o fator humano ainda é a chave. E provavelmente sempre será.
Matte Travelling - traveling matte (montagem por composição) porque a máscara é diferente em cada quadro do filme. Em uma máscara estática, você simplesmente coloca um papel cartão preto sobre a lente e usa a mesma máscara na cena inteira. Em uma cena com traveling matte, é preciso criar uma máscara que tenha exatamente o mesmo formato da atriz. Como a atriz se move, é necessário criar uma nova máscara para cada um dos quadros. A tela azul atrás da atriz facilita a criação das máscaras automaticamente, usando técnicas ópticas ou digitais.
A técnica da tela azul também é muito usada em filmes de ficção científica, como "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas") e "Star Trek" ("Jornada nas Estrelas"), para fazer com que os modelos de naves espaciais pareçam reais. Os modelos são filmados separadamente em fundo azul, e depois são combinados em vários camadas para fazer o filme final. Foram feitas cenas muito complexas com centenas de camadas.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário